Audiência pública em Timóteo debate segurança pública com presença do prefeito Capitão Vitor
Evento realizado em 31 de outubro de 2025 apresenta dados sobre criminalidade e busca encaminhamentos com apoio de autoridades municipais e estaduais
Em 31 de outubro de 2025, o município de Timóteo promoveu uma audiência pública para discutir o tema da segurança pública, com a presença do prefeito Vitor Vicente do Prado (Capitão Vitor) e representantes das polícias, do Legislativo municipal e das comunidades locais. A reunião integrou uma série de mobilizações instituídas no município para enfrentar a sensação de insegurança, conforme divulgação oficial da prefeitura.
Durante o encontro, foram apresentados dados recentes da região do Vale do Aço, referência da 12ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que enfrenta desafios como o aumento de crimes violentos, apesar de quedas estatísticas em alguns índices. Entre os dados citados pela chefia da PM para a área estava a previsão de concursos e formações para reforço do efetivo local.
Principais encaminhamentos
-
Ampliação do efetivo das polícias Militar e Civil e realização de concursos para atender a região.
-
Criação de guarda municipal e instalação de nova delegacia regional, para dar suporte às demandas de segurança do município.
-
A prefeitura de Timóteo informou que conta com uma Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e disse que estuda a viabilização da guarda municipal, dependendo de orçamento.
Contexto
Embora indicadores como homicídios tenham apresentado queda — por exemplo, no município e na região os números foram abordados na audiência —, a “sensação de insegurança” entre a população permanece elevada, motivada por episódios de violência ocorridos recentemente.
Na audiência, foi destacado que a região da Vale do Aço ainda depende de estruturas compartilhadas de segurança (ex: delegacias regionais em outros municípios) e que isso pode comprometer a rapidez e eficiência das ações.
Palavra do prefeito
O prefeito Capitão Vitor ressaltou que “novas parcerias” com o estado estão sendo articuladas para fortalecer a segurança em Timóteo e que o diálogo com a comunidade é parte essencial do plano municipal.
Conclusão
Com a audiência pública de 31 de outubro, Timóteo avança no debate institucional sobre segurança, reunindo as várias instâncias responsáveis e apresentando dados concretos. O desafio agora será transformar essas discussões em ações efetivas com prazos definidos, garantindo que os compromissos assumidos sejam monitorados e cumpridos.

Postar um comentário